Quimioterapia
21:11 | Author: Anónimo

A quimioterapia é uma das terapias mais recorrentes para o tratamento das doenças oncológicas.


Os medicamentos anticancerosos estão agrupados em várias categorias: agentes alquilantes, antimetabolitos, alcalóides derivados de plantas, antibióticos antineoplasmáticos, enzimas, hormonas e moduladores da resposta biológica. O motivo de, muitas vezes, se combinar dois ou mais tipos de medicamentos é utilizar substâncias que actuem sobre diferentes estágios do processo metabólico das células, aumentando assim a probabilidade de morrerem muitas mais células tumorais.


Os medicamentos que matam as células cancerosas podem ser combinadas com os que estimulam o sistema imunológico a lutar contra o cancro, que é o caso dos moduladores da resposta biológica.


Os agentes alquilantes actuam a nível da replicação da molécula de ADN, evitando que esta se divida e se multiplique. Os principais efeitos secundários são: náuseas, vómitos, perda de cabelo, cistite, baixa contagem de hemácias, leucócitos e plaquetas, diminuição da quantidade de esperma e risco de leucemia.


Os antimetabolitos são um grupo de medicamentos que impedem a divisão celular. Estas substâncias podem provocar, além dos efeitos secundários semelhantes aos dos agentes alquilantes, urticária, escurecimento da pele ou insuficiência renal.Os alcalóides derivados de plantas são medicamentos que podem inibir a divisão das células tumorais, evitando a sua proliferação. Possuem efeitos secundários parecidos aos dos agentes alquilantes.


Os antibióticos antineoplasmáticos afectam o ADN, promovendo a inibição da multiplicação celular. Os seus efeitos secundários são semelhantes aos já referenciados.


A utilização de certas enzimas dependendo do tipo de cancro, como é exemplo a asparaginase no caso da leucemia linfoblástica aguda, pode ser muito benéfica. Porém, existem riscos a salientar, como reacções alérgicas, que podem ser fatais, perda de apetite, náuseas, vómitos, febre e hiperglicemia.


A hormonoterapia aumenta ou diminui a concentração de certas hormonas no organismo, limitando o crescimento de certos cancros que dependem destas hormonas para se desenvolver, ou que são inibidos por elas. Os casos do cancro da mama e do da próstata implicam a toma de medicamentos antiestrogénio e estrogénio, respectivamente. Estes medicamentos podem provocar nos homens regressão dos caracteres sexuais masculinos, ao passo que nas mulheres ocorre, usualmente, alteração ou ausência de ciclo menstrual.
|
This entry was posted on 21:11 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: