Como se desenvolve o cancro
21:33 | Author: Anónimo

Uma célula cancerosa pode desenvolver-se a partir de qualquer tecido, dentro de qualquer órgão. À medida que as células cancerosas crescem e se multiplicam, formam um tecido canceroso que invade os tecidos envolventes e pode, inclusive, propagar-se pelo corpo formando metástases.

As células tumorais desenvolvem-se a partir de células normais, mas que sofreram alterações no material genético. A este processo chamamos transformação.

A primeira etapa deste processo é a iniciação, em que uma mudança do material genético da célula, causada por um agente carciogéneo (ver quadro) ou por um promotor, a prepara para se transformarem célula do cancro.

A etapa seguinte é a promoção, na qual a célula modificada transforma-se em cancerosa. Assim, vários factores são necessários para causar o cancro.

As mutações genicas são, geralmente, muito difíceis de detectar. Contudo, algumas mudanças no tamanho e na forma de um cromossoma assinala um certo tipo de cancro. Porém, o mais provável é a existência várias modificações cromossómicas para que se desenvolva alguns tipos de cancro.

Uma leve alteração no ADN produz então modificações que conduzem à formação de um adenoma (tumor benigno). Outro gene faz com que o adenoma cresça mais rapidamente. A perda de um gene supressor no cromossoma 18, a longo prazo, estimula o adenoma e, por fim, a perda de um gene no cromossoma 17 converte-o em tumor maligno, ou seja, em cancro.

Se o indivíduo possuir um sistema imunitário debilitado está mais propenso a desenvolver metástases, ou até mesmo outros tipos de cancro, como, por exemplo, leucemia.




Início e desenvolvimento de um cancro

|
This entry was posted on 21:33 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: