Antigénios tumorais
21:30 | Author: Anónimo
Um antigénio é uma partícula ou molécula com capacidade para iniciar a produção de anticorpos.
Quando uma célula normal passa a cancerosa, aparecem novos antigénios sobre a superfície da célula, sendo que em seguida o sistema imunitário passa a considerar estes novos antigénios (designados por antigénios tumorais) como corpos estranhos sendo capaz de travar e mesma destruir estas células cancerosas. Contudo, é de salientar que o sistema imunitário nem sempre consegue destruir todas as células cancerígenas. Ainda assim, podemos tirar proveito de alguns antigénios tumorais.
Alguns cancros libertam certos antigénios para o sangue que podem ser detectados através de análises sanguíneas, sendo estes denominados de marcadores tumorais.

O uso destes marcadores tumorais como forma de detectar a presença de cancro, tem vindo a adquirir um grande interesse. Contudo esta técnica apresenta algumas desvantagens. Além das análises serem muito caras, estas nem sempre são muito precisas, sendo o seu uso em investigações sistemáticas pouco aconselhável na maior parte dos casos. Ainda assim estas podem ser vantajosas no tratamento e diagnóstico do cancro, sendo que as análises sanguíneas ajudam a verificar se o tratamento de um cancro está a ser eficaz ou não. Se o marcador tumoral desaparecer da corrente sanguínea a terapia foi, provavelmente eficaz. Se este desaparecer e mais tarde reaparecer, o cancro possivelmente reapareceu.

O antigénio carcinoembrionário (ACE) é um antigénio tumoral que se encontra no sangue de pessoas afectadas com determinados cancros, tais como o cancro do cólon, da mama, do pâncreas, da bexiga, do ovário e do colo do útero. A presença de uma elevada quantidade deste antigénio indica a existência de cancro. O controlo dos valores deste antigénio nas pessoas tratadas por cancro ajuda a detectar um possivel retorno do mesmo.

A alfa-fetoproteina (AFP) encontra-se na corrente sanguinea das pessoas que sofrem de cancro do fígado e muitas vezes em pessoas com alguns cancros do ovário ou do testículo ou em individuos com tumores da glãndula pineal.

A gonadotropina coriónica humana beta (b-HCG) é uma hormona produzida durante a gravidez. Esta também aparece em mulheres com cancro originado na placente e em homens com vários tipos de cancro testicular. Esta hormona é um marcador tumoral muito útil no controlo e tratamento destes cancros, uma vez que ajudou a melhorar a percentagem de cura em mais de 95% dos casos.

Os valores do antigénio CA-125, aumentam de forma sensível no sangue das mulheres que possuem várias doenças ao nível dos ovários (incluindo o cancro). Como o cancro do ovário é difícil de diagnosticar, alguns médicos aconselham a determinação deste antigénio nas mulheres com uma idade superior a 40 anos. Ainda assim, a falta de especificidade deste teste contribui para que este não seja um exame de detecção preventiva.

Muitos outros antigénios encontram-se em concentrações elevadas (como por exemplo o CA15-3, antigénio que aparece, por exemplo, em casos de cancro da mama), mas nenhum deles pode ser utilizado como método de detecção precoce do cancro. Ainda assim, estes são úteis no controlo da resposta ao tratamento de um cancro já diagnosticado.
|
This entry was posted on 21:30 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: